sábado, 23 de maio de 2020

Campeonato Espanhol anuncia retorno para 8 de junho


Campeonato Espanhol
O Campeonato Espanhol pegou a senha e será a segunda grande liga da Europa a voltar à atividade. Depois da Bundesliga, que ficou paralisada por pouco mais de dois meses devido à pandemia do coronavírus e foi retomada na semana passada, neste sábado, 23 de maio, foi a vez de LaLiga anunciar sua data de retorno. O torneio será reiniciado em 8 de junho.

Assim como acontece na Alemanha haverá uma série de medidas para evitar a disseminação do vírus. A principal dela é a proibição da presença de público nas partidas. A disputa foi interrompida na vigésima sétima rodada. Restam 11 para seu complemento, o que fará com que os confrontos restantes sejam disputados com intervalos curtos. 

A última partida disputada foi entre Eibar e Real Sociedad, em 10 de março. O encontro valeu pela vigésima terceira rodada. Havia sido adiado por causa de um incêndio nas proximidades do estádio e foi realizado pouco antes da suspensão do torneio deixando todos os times com o mesmo número de partidas.


Tabela ainda será definida


A tabela de jogos para a retomada ainda não foi divulgada. A liderança do Campeonato Espanhol em sua temporada 2019/2020 é do Barcelona, que tem 58 pontos, dois a mais do que o Real Madrid, segundo colocado. A briga pelo título praticamente se restringe aos gigantes.

O Sevilha, terceiro colocado, está bem atrás. Tem 47 pontos. É seguido de perto por Real Sociedad (46), Getafe (46) e Atlético de Madrid (45), bloco que disputa as duas vagas que restam para versão 2020/2021 da Champions League. Na sétima posição está o Valencia, com 42.

A briga pelo rebaixamento tem Valladolid (29), Eibar (27), Celta (26), Mallorca (25), Leganés (23) e Español (20). O regulamento da competição estabelece que os três últimos colocados serão mandados para a próxima edição de LaLiga 2.

Campeonato Português começa antes do Espanhol


O torneio será retomado no dia seguinte à conclusão da jornada de retorno do Campeonato Português, que será reiniciado em 3 de junho. A tabela da vigésima quinta rodada ficou assim:

3 de junho
15h (horários de Brasília) - Portimonense x Gil Vicente
17h15 - Famalicão x Porto

4 de junho
15h - Marítimo x Vitória de Setúbal
15h15 - Benfica x Tondela
17h15 - Vitória de Guimarães x Sporting

5 de junho
16h - Santa Clara x Braga
17h15 - Aves x Belenenses

6 de junho
17h15 - Boavista x Moreirense

7 de junho
17h - Rio Ave x Paços de Ferreira

Em Portugal, além de as partidas serem disputas sem público, estádios foram considerados inaptos para cumprir as normas sanitárias. Assim, alguns jogos serão disputados em campo neutro nas dez jornadas que restam para completar o torneio.

A briga pelo título se resume a Porto (60 pontos) e Benfica (59). Braga (46) e Sporting (42) complementam a zona de classificação para torneios internacionais. A zona do rebaixamento tem Portimonense (16) e Aves (13), ambos em situação praticamente irreversível.

Receba atualizações do blog através das redes sociais